Projeto Viva Japão
Objetivo: Conhecer, valorizar e respeitar a cultura Japonesa, assim como sua grande contribuição à nossa cultura.
Estratégia: Durante todo o desenvolvimento do projeto os alunos estarão pesquisando e lendo sobre o tema.
Avaliação: Direta e constante do professor, durante o desenvolvimento de cada etapa do projeto quanto à participação dos alunos nos trabalhos individuais, em duplas ou em grupos.
Sugestão: Faça uma palestra ministrada por algum japonês sobre hábitos e costumes de seu povo.
Idéias: Levar objetos utilizados pelos japoneses (kimono, adereços de cabelo, tipo de louças, mangás, etc.), montar um livro sobre a cultura, pintar a bandeira, colorir mangás... É interessante pesquisar sobre a cultura e montar atividades de acordo com sua turma e faixa etária. Para finalizar o projeto ou fazer um Desfile, fazer maquiagem típica e produzir em sala de aula, Bandeirinhas do Japão, trabalhando as formas Geométricas.
Conteúdos desenvolvidos
IMIGRAÇÃO JAPONESA
- A História
- O Kasato Maru
CULTURA
- Comidas e Bebidas Típicas
(Bolinhos de Arroz, Biscoito da Sorte, Sushi, Sakê)
- Roupas
(Kimonos e Maquiagem)
- As Gueixas
- Música
(Terra do Sol Nascente, JINGLE BELL em Japonês, KARAOKÊ)
- Brincadeiras
(Jogos e Brincadeiras Japonesas)
- Aula de Vídeo (Apresentação de Filme GAIJIM, CAMINHOS DA LIBERDADE, de TIZUKA YAMASAKI)
ARTE
- Ilustração (Mangás)
- Mangás para Colorir
- Recortes e colagens (revistas)
- Trabalhos com Tangran e Origami
- Figuras para fazer com tangram
(Caixinha de Origami, Livro de Origami)
Oficinas
- Trabalho com Sucata
- Montagem do Dragão
- Lembrancinhas
- Boneca Gueixa em Origami
- Variadas
LEITURA E ESCRITA
- Alfabeto
- Hiragana, Katakana e Kanjis
- Números de 1 a 10 em japonês
- Atividades para Imprimir
APRESENTAÇÕES
- Teatro de sombras
- Luta Marcial
Mais idéias pra trabalhar o tema??? Aqui, aproveitem!
Adaptado de Projetos Pedagógicos Dinâmicos, com pesquisa variada pela internet. Se você é autor de algumas idéia divulgada aqui, por favor reclame seus direitos que darei os devidos créditos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário