Trabalhando habilidades motoras





Oi gente!





O que fazer com seus alunos no Dia do Índio? A revista Guia prático da educação infantil sugere atividades em que serão trabalhadas as habilidades motoras fundamentais da locomoção, estabilização e manipulação. 





Com as brincadeiras sugeridas também poderemos conhecer os primeiros povos do Brasil, conhecer lugares que fazem parte da rotina dos povos indígenas, pensar estrategicamente e trabalhar as diversas linguagens do corpo humano. Vamos brincar?






Como brincar? Primeiro, converse com seus alunos sobre: onde o índio vive? O que podemos encontrar na mata? Depois, construa um circuito que representa algumas situações que o índio vivencia em sua vida na mata... 




PONTE

Material: banco sueco

Tarefa: atravessar o banco sueco de várias formas.

Dica de equilíbrio: afastar os braços.



RIO

Materiais: colchonetes

Tarefa: saltar para o lado oposto sem molhar o pé (pisar no colchonete).

Dica de impulsão: usar o braço.

Dica de aterrissagem: fazer a cadeirinha (flexionar os joelhos).



ÁRVORES COM FRUTAS

Materiais: objetos pendurados, bolinhas de tênis

Tarefa: acertar os objetos (frutas na árvore) com as bolinhas.

Dica para arremesso: estender o braço.

Dica para acertar: olhar para o alvo.



TEIA DE ARANHA

Material: corda elástica

Tarefa: passar por baixo/por cima da teia de aranha (corda elástica trançada) sem tocá-la.

Dica de execução: fazer devagar.



CAMINHO DA ONÇA

Materiais: cordas, arcos e cones

Tarefa: percorrer o caminho da onça passando sobre a corda sinuosa, pisando sobre as pedras (arcos) e fazendo zigue-zague nas árvores (cones).




Conclusão 

Converse com os alunos o que eles aprenderam com a atividade e pergunte: Qual lugar da nossa floresta foi mais fácil? E qual foi mais difícil?



Nenhum comentário:

Postar um comentário