Incluindo alunos com deficiência nas aulas de circo







Oi gente!!!





Hoje vamos falar de um assunto muito especial... pra aproveitar o Dia do Circo em suas aulas com alunos especiais ou não, estarei postando várias atividades onde aprenderemos a confeccionar alguns elementos do circo, feitos com sucata. Vai ser uma festa só!!!






Alguém me pediu pra falar sobre outros artistas circenses e não somente do palhaço... então, vamos falar de malabaristas


As flexibilizações são oferecidas de acordo com as possibilidades do aluno e isso varia muito. Cada um desenvolverá habilidades muito particulares, de acordo com seu tipo de limitação ou deficiência. Por isso, atente para os seguintes fundamentos gerais: 


- Identifique as possibilidades e competências do aluno, pois essas mostrarão a forma como ele poderá participar. 


- Pergunte ao aluno como ele poderia ou gostaria de participar. Incentive-o a mostrar suas possibilidades, mostrando que ele pertence ao grupo.


- Peça ao grupo sugestões de estratégias para flexibilizar as atividades desenvolvidas - essa também é uma forma de envolver a todos.


- Elabore formas de participação do aluno com outras funções, atentando que elas sejam sempre colaborativas -- não segregadas ou paralelas.


- Dê mais tempo para a execução de cada exercício.


- Conte com a experiência dos profissionais de saúde que atendem o aluno. Eles podem tem colaborações valiosas sobre as potencialidades do aluno, bem como recursos e estratégias utilizadas.


- Realize flexibilizações nas diversas dimensões do planejamento: objetivos (podem ser reformulados para um determinado aluno num dado momento), estratégias ou recursos. A avaliação deve ser adequada à mudança de objetivo.





Achei na Nova Escola.



Nenhum comentário:

Postar um comentário