Como trabalhar com crianças com Deficiência Física? Adapte os espaços!
Toda escola precisa eliminar as barreiras arquitetônicas, mesmo que não tenha jovens com deficiências matriculados. As adaptações do edifício incluem: rampas de acesso, instalação de barras de apoio e alargamento das portas. No caso de haver deficientes físicos nas classes, a modelagem do mobiliário deve levar em conta as características deles.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgRtYnpmw3o2xAwOiUBe9CHarDIOdn7VAqVM_BtzgwNGujr30IxWgnyztpd_gM7BH6XidNZSFtcq-zrRAiQabO1rtYCnYlUmWqFXC0V0l2PCamYBfdvxzg9LFqUnt1bMsSeXrLaMNXgUEg/s400/accd.jpg)
Entre os materiais de apoio pedagógico necessários estão pranchas ou presilhas para prender o papel na carteira, suporte para lápis, computadores que funcionam por contato na tela e outros recursos tecnológicos.
Dicas:
1- Pergunte ao aluno e à família que tipo de ajuda ele precisa, se toma medicamentos, se tem horário específico para ir ao banheiro, se tem crises e que procedimento adotar se isso ocorrer.
2- Aqueles que andam em cadeira de rodas precisam mudar constantemente de posição para evitar cansaço e desconforto.
3- Informe-se sobre a postura adequada do aluno, tanto em pé quanto sentado, e garanta que ele não fuja dela.
4- Se necessário, fixe as folhas de papel na carteira usando fita adesiva. Os lápis podem ser engrossados com esparadrapo para auxiliá-lo na escrita, caso ele tenha pouca força muscular.
5- Ouça com paciência quem tem comprometimento da fala e não termine as frases por ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário